Entenda Porque as Pequenas Empresas Fecham em menos de 5 anos.

Descubra quais são os principais fatores de mortalidade e sobrevivência dos negócios.

O sonho de ter o próprio negócio infelizmente pode-se tornar um pesadelo para o pequeno empreendedor. Muitas vezes ele usa o dinheiro que guardou a vida toda para abrir um negócio e aposta todas as suas fichas para que a iniciativa seja um sucesso. Mas, o que podemos constatar é que a maioria das pequenas empresas fecha suas portas com menos de um ano de atuação.


As micro e pequenas empresas assumem papel importante para as economias locais e regionais, contudo esses empreendimentos costumam encontrar dificuldades para sobreviver no mercado e alcançar um bom desempenho econômico.


Em estudo realizado em 2013, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% delas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.


E pensando em entender as causas que levam o fechamento prematuro e a sobrevivência desses negócios, o Sebrae em São Paulo realizou uma pesquisa sobre causa mortis.


O objetivo de estudo é identificar os fatores que contribuem para as chances de sobrevivência das empresas, do primeiro ao quinto ano de atividade, no estado de São Paulo. E conhecer o perfil de empreendedores e de empresas “jovens” de um a cinco anos.


A pesquisa analisa que 37% dos administradores abriram empresa pois desejavam ter seu próprio negócio. E para iniciar o seu empreendimento, 88% dos gestores contaram basicamente com recursos próprios ou da família.


O que fazer para o seu negócio dar certo, ANTES de iniciar?

Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado como clientes, concorrente e fornecedores, e mais da metade não realiza o planejamento estratégico antes do início das atividades do estabelecimento, o que pode ser prejudicial ao negócio. Planejar-se auxilia a precaver quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho, ANTES de iniciar, levante informações sobre a região onde seu negócio vai atuar como: Bairro, Publico alvo, perfil de Clientes, e se for uma empresa ligada área da Saúde e bem Estar, verificar o Perfil dos seus pacientes e a qualidade do local e espaço que você vai oferecer. Não podemos querer um público "A"(alto padrão) de clientes, se o seu negócio não está pronto para recebe-los! Por isso é muito importante ANTES de tudo, verificar o PERFIL DO PÚBLICO ALVO do seu negócio. Outro fator importante você verificar, é as estratégias de marketing que serão usadas para atrais seus clientes. Um dos grandes erros que as empresas cometem, é verificar esse tema, DEPOIS do negócio aberto, TÁ ERRADO! As estratégias de marketing devem ser uma das primeiras verificações que devem ser validadas ANTES do seu negócio acontecer.


e por fim, A SOBREVIVÊNCIA do seu negócio, SEU CAPITAL DE GIRO. Lembre-se: Se o seu negócio é novo, sua empresa ainda vai ter que conquistar clientes, fortalecer o ponto, elevar a marca, criar uma carteira de clientes. Esse processo leva pelo menos 1 ano. Nesse tempo, você vais e manter como sem clientes?


Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo. Esses dados nos fazem constatar que as empresas fecham por falta de uma gestão adequada dos seus recursos INICIAIS e por FALTA DE PLANEJAMENTO. Por incrível que pareça muitos empresários ainda não têm o conhecimento necessário sobre esses conceitos, o que pode levar por água a baixo todos os outros investimentos realizados no negócio. É preciso estudar a fundo essas etapas para poder aplicá-las no dia a dia. Isso vai gerar uma maior organização dos processos internos, tornando a gestão mais profissionalizada e eficiente, o que vai impactar diretamente nos resultados de negócio lá na frente, fazendo com que você SOBREVIVA e fortaleça seu Business!


NÃO DEIXE O SEU NEGÓCIO INICIAR NA UTI, Faça um planejamento adequado, para o seu negócio não MORRER ANTES de iniciar.


Lucas Felipe Dados: sebrae.com.br


65 visualizações

compartilhando idéias 

BLOG