Como ter NOVOS Pacientes no Consultório ou na Clínica Odontológica.


Diante de todos os nossos estudos, e por muito tempo, o marketing em odontologia foi mal visto, porque estava associado à imagem de profissionais incompetentes e antiéticos, que utilizavam anúncios apelativos e enganadores em revistas, rádios, panfletos e outras mídias, para “aliciar” pacientes a qualquer custo.

Atualmente, a situação é bem diferente e o marketing de qualidade é uma estratégia legítima a ser empregada para incrementar o seu crescimento profissional.

Marketing Externo — é direcionado ao público externo. Ações de divulgação através das várias mídias disponíveis: internet, revistas especializadas, etc.

Marketing Interno — é direcionado para pacientes, pais, dentistas e outros profissionais que nos indicam pacientes. É exercido por todas as pessoas da clínica, durante o contato com estes indicadores.

Marketing Externo

Manter um website de qualidade, dinâmico e atualizado é a ferramenta de melhor custo benefício neste segmento. Isto porque além de ser informativo para seus pacientes em tratamento é uma propaganda ativa para pacientes prospectivos.


Além disso, a qualidade e tráfego da sua página pode te colocar no topo da busca do Google, o que aumenta sua chance de ser escolhido por pacientes que buscam por serviços de ortodontia aleatoriamente na internet.


Vejamos o exemplo de um cliente: quando um paciente digitar na busca do Google “ortodontia em jardim monte alegre Taboão da Serra”, ele vai se deparar com o seguinte resultado (figura abaixo). Isto aumenta a chance do paciente nos procurar, porque somos o primeiro da lista e as pessoas já sabem que o Google mostra em primeiro lugar o resultado “mais relevante”. O paciente entende como a “clínica mais importante”.


Redes sociais também são importantes ferramentas de grande alcance e baixo custo de difusão. Você pode e deve utilizá-las, principalmente o Facebook e Twiter. Contudo, isoladamente não trazem o mesmo benefício do website.


Entenda que se você deseja manter contas ativas e relevantes em várias redes sociais, provavelmente precisará contratar profissionais ou serviços especializados, para mantê-las alimentadas e atualizadas com conteúdo de qualidade; e isto terá em um custo recorrente importante para seu orçamento mensal.


Marketing Interno

O Marketing interno passivo é representado pela qualidade do atendimento aos pacientes e pais e a excelência de seus resultados clínicos.


O Marketing interno ativo é exercido por todas as pessoas da clínica em ações propositais, que são treinadas, mas executadas de forma a parecer aos paciente como se acontecessem ao acaso.


Por exemplo, quando uma auxiliar elogia o doutor “ o doutor Luís tem muito jeito com crianças” ou quando responde a uma pergunta “trabalhamos com os mais modernos aparelhos do mercado” ou quando aborda um irmãozinho do paciente perguntando “você não quer sentar na cadeira para eu jogar uma água no seu dentinho”. É uma assunto que abordaremos com mais profundidade em próximas publicações.

Todas as pessoas de sua clínica e inclusive as da família devem ter uma informação básica de como “fazer propaganda” da clínica.


Indicações


Todos os pacientes chegam à sua clínica como resultado de alguma indicação. O seu software de gestão deve estar configurado para registrar esta informação ao criar o cadastro do paciente e gerar estatísticas posteriormente.

Você precisa saber precisamente qual é a origem de seus pacientes em tratamento, em números e em percentuais. Também é importante conhecer as tendências, quais fontes estão aumentando sua participação ou decrescendo.

Normalmente, nossas principais fontes de indicações são Pacientes e Dentistas, que juntos respondem por cerca de 80% das indicações de uma clínica típica.


De posse destes dados e suas tendências, você pode adotar ações para melhorar seu desempenho. Estes dados também podem ser utilizados para medir o resultado de alguma ação de marketing adotada.

A tendência atual é de queda na indicação por Dentistas. Esta é uma situação irreversível a curto prazo em função da grande quantidade de clínicos gerais que passaram a praticar ortodontia e também ao crescimento das clínicas multidisciplinares que contam com ortodontistas em seus quadros.


Outra tendência relevante é o aumento da participação do website /internet na geração de novos pacientes.


APRENDA COM ESTE CONTEÚDO:


A propaganda “boca a boca” de seus pacientes e pais ainda é eficiente ferramenta de marketing.


Se você pretende investir em marketing, dê preferência para o marketing digital — começando por um website de qualidade.


As indicações provenientes de Dentistas estão em uma tendência de queda persistente, pelas características de mercado referidas.


As indicações oriundas de website/internet tem uma tendência crescente e com grande potencial futuro.


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