Como AUMENTAR as vendas em tempos difíceis.

Se você observar o título desta publicação, eu não usei um termo de 5 letras muito usado pela maioria dos empresários pessimistas e que não confiam no próprio negócio, nem na economia do nosso país. Aqueles que andam comigo, tanto amigos como clientes, sabem que eu não gosto de ficar olhando para o lado esquerdo, nem para o lado direito; eu olho para os meus sonhos e objetivos, e eles eu persigo com faca nos dentes com muito trabalho duro, resiliência e foco nos meus resultados. Eu entendo que cada esforço que eu dedico para ficar olhando para os outros reclamando e procurando pelo em ovo, menos eu dedico para os meus sonhos e meus objetivos, e menos ainda eu vou crescer com estas atitudes. Sendo assim, vamos falar de coisas boas, e do que realmente vale a pena eu passar a minha vida produzindo, vamos falar de COMO SUA EMPRESA PODE CRESCER EM TEMPOS DIFÍCEIS.

A maioria das empresas que eu visito, e a maioria dos empresários que eu tenho o prazer de conversar, eu pergunto o seguinte: “O que você mais precisa para alavancar seus negócios?” E para minha NÃO surpresa, 90% deles me falam que precisa de NOVOS CLIENTES. Neste momento, começamos um trabalho de avaliar se realmente é esse o único motivo que a empresa dele não cresce. Após feita esta avaliação inicial, eu descubro que este é o MENOR e o MENOS relevante para o negócio dele. Na minha avaliação, o processo se inverte, 90% dos empresários no Brasil, tem problema de GESTÃO, ou seja, por falta de bons processos, gestão qualificada muitas empresas fecham, apenas confirmando dados do Sebrae. Pois bem, a falta de clientes colabora para isso? Sim, mas a partir do momento que eu não sei GERIR bem meu negócio, qualquer demanda de novos clientes NÃO VAI MUDAR O CENÁRIO DA MINHA EMPRESA. Para entender melhor como vamos crescer, vamos trazer um tema muito importante para este artigo, e vamos descobrir que a DEMANDA DE NOVOS CLIENTES, em boa parte das vezes, está DENTRO DA SUA EMPRESA, e por MÁ GESTÃO, você não vê. Esta demanda está dividida de duas formas: CARTEIRA INATIVA e PÓS VENDAS, vamos descobrir como?

COMO CONQUISTAR NOVOS NEGÓCIOS ATRAVÉS DA ATUAL CARTEIRA DE CLIENTES.

IMPORTANTE: Ações em clientes de CARTEIRA não é trabalhar aqueles que compraram ATUALMENTE, e sim aqueles que compraram a muito tempo atrás.

Independente se você é uma indústria, comércio, clínica, pequena, micro ou média empresa, este conteúdo serve para você SIM! Naturalmente a cultura do empresário brasileiro é se preocupar em atender muito bem seu cliente, e entregar o produto solicitado e colocar a grana no caixa, e por isso muitas empresas tem muitos diferenciais e outras não, mas isso não vem ao caso agora.

Porém no mercado competitivo que vivemos hoje, temos que brigar pelo cliente e temos que brigar também para fideliza-lo conosco todos os dias. Com isso, uma ação na carteira pode mudar muito o cenário da sua empresa. Antes de falarmos em como fazer isso, vou descrever alguns dados de mercado sobre o tema: - Empresas que fazem ações em sua carteira, aumentam de 15 á 20% o faturamento mensal. - Pequenos negócios conseguem sobreviver na concorrência fidelizando clientes com dicas de novos produtos. - 33% das empresas que crescem anualmente, conseguem expandir seus negócios com ações de carteira ativa. Revista Exame/Abril 2019

Vamos ver agora como fazer isso dar certo? Pois bem, existem várias ações, mas existe uma bem simples que qualquer empresa pode fazer: LIGAR PARA O SEU CLIENTE, e fazer perguntas do tipo: “Como foi a sua experiência com a nossa empresa?” Neste momento o seu cliente pode te elogiar ou criticar, mas se houver a crítica, veja qual estratégia podemos fazer para contornar isso, por exemplo: Enviar um produto de brinde, ou trocar o que não deu certo, ou até mesmo enviar uma degustação, isso ajuda mudar muito a opinião do nosso cliente, e abrir possibilidades. Outro dia conversando com um cliente, ele me disse que aconteceu exatamente isso com ele: Ele ligou para o cliente, e o cliente reclamou que não gostou de um dos produtos que ele comprou. No mesmo momento ele enviou uma amostra grátis para o cliente. Dias depois ele ligou de novo e o cliente disse que gostou muito da amostra que recebeu e que queria fazer um pedido melhor. Viu só? Coisas simples que converteu em venda, isso se chama INVESTIMENTO.

Agora, se houver o ELOGIO, aproveite para vender e dar dicas de produtos e serviços que podem somar ou melhorar o que o seu cliente comprou com você. Nesta semana, conversando com um cliente sobre isso, ele vende moveis sob medida, e então a dica foi o seguinte: Se o cliente comprou um projeto para os Quartos, Cozinha e Sala do apartamento, a ação era ligar para o cliente, medir a satisfação dele, e depois indicar um projeto para lavanderia, ou Banheiro. Lembre-se, o consultor de idéias do nosso cliente somos nós, vamos trabalhar a carteira! Quer outra dica valiosa? PEÇA INDICAÇÕES! Você pode conseguir NOVOS CLIENTES sem muito esforço e maiores investimentos.

E AGORA VAMOS FALAR DE PÓS-VENDA.

Depois de fechada a venda, seu trabalho só começou. Reforce o relacionamento com cliente nas ações de pós-venda

Antes de começarmos a entender como fazer um pós-venda eficiente, vamos definir o conceito.

De maneira sucinta, o pós-venda é atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Mas convenhamos que essa é uma definição bastante básica ou até mesmo rasa, certo? Afinal, em todo processo comercial há especificidades. Portanto, uma definição de pós-vendas mais adequada seria:

Todas as ações destinadas a manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer prospect que se tornou um cliente, oferecendo um atendimento de alta qualidade, focado em atender às suas necessidades, visando a fidelização e a lealdade do cliente.

Algumas ações de pós-venda que funcionam:

Cumpra com o que prometeu, o cliente merece o melhor, Não passe o problema para frente, Se interesse pelo seu cliente, Esteja sempre um passo à frente, O cliente nem sempre tem razão, O cliente merece o melhor (de novo), Nunca esteja ocupado demais para seu cliente, Nem sempre o cliente está errado, Funcionários também são clientes. Algumas estratégias de pós vendas:

Fazer Follow-up

A ideia é manter-se contato com o cliente: uma ligação de cortesia para ver se está tudo em ordem, uma pesquisa de satisfação para colher sua opinião, e-mails e newsletters com notícias relevantes e outras formas de contato para que você não seja esquecido. Lançamento de novos produtos e ofertas

No processo de compra inicial, pergunte aos seus clientes sobre o que eles têm interesse. Pode ser sobre outros serviços que sua empresa oferece ou até mesmo produtos de outras empresas.

Segmente seu público por fatores como preferências, desejos e necessidades. Assim, você poderá ajudá-lo enviando novas informações e novas ideias sempre que possível. Crie parcerias com outras empresas

E agrade seus clientes com descontos ou ofertas especiais em serviços que sejam de seu interesse. Com esse tipo de estratégia, você sempre poderá oferecer para sua base de clientes novas oportunidades de adquirir produtos e serviços que estejam relacionados com seu negócio. Envie presentes em momentos especiais

Os vendedores têm o costume de ligar para seus clientes no dia de seu aniversário. Mas, existe uma maneira muito mais eficiente de lembrar do seu cliente: com um presente. Seja ético

Parece estranho falar sobre ética, mas ainda hoje existem empresas, equipes de vendas e vendedores que faltam com a ética. Então, ser ético, honrar compromissos e servir seriamente seus clientes ainda é um diferencial. Agora que você já sabe como fazer um pós-venda eficiente e trabalhar sua carteira, repasse essas dicas compartilhando e ajudando outros empresários a melhorar seus resultados.

45 visualizações

compartilhando idéias 

BLOG