5 estratégias Eficientes para PERDER CLIENTES.

Manter seus clientes felizes é responsabilidade de toda empresa. Veja 5 maneiras de como NÃO atender um cliente




#1. Nunca diga “o problema não é meu”

Dizer isso seria a mais grave forma de como não atender um cliente.


Agora você já sabe que nunca deve dizer para os clientes que o problema não é seu. Se você é vendedor, foi com você que o cliente fechou negócio e foi em você que ele confiou.


Sempre escute o problema e, se ele não for da sua alçada, ajude o cliente, direcionando-o para o lugar certo da melhor maneira possível.


O cliente não pode achar que está sendo menosprezado simplesmente porque o problema não é com você.


A sua empresa, em geral, deve ter o mesmo prazer em solucionar o problema que teve quando vendeu para o cliente. É nesse momento em que a experiência que o cliente tem com a sua empresa está sendo avaliada.


Exemplo de como não deixar o cliente insatisfeito:

Esse exemplo é bem conhecido e já até citamos ele por aqui.


Mas, nos Estados Unidos, se um cliente do e-commerce de sapatos Zappos ligar na empresa e pedir o telefone da pizzaria mais próxima, ele não terá como resposta “isso não é da nossa conta”. Muito pelo contrário.


Certamente o atendente verá o endereço de cadastro do cliente e fará uma rápida busca no Google para ajudá-lo a encontrar a pizzaria mais próxima.


Mesmo essa não sendo a função do profissional que atenderá ao telefone, ele está disposto muito mais a ajudar o cliente para que ele tenha uma excelente experiência em qualquer interação, do que a dizer que isso não é papel dele.


O serviço da Zappos é mundialmente famoso. Muitas pessoas já fizeram esse teste e garantem: funciona.


Da próxima vez que alguém ligar com um problema e você pensar em responder que ele não é da sua conta, lembre-se desse exemplo.


#2. Nunca mostre desinteresse pelo problema

Muitas vezes, quando um cliente chega com um problema, parece que ele está apresentando um problema sem solução: a má vontade impera e sempre os funcionários fazem questão de deixar claro que não têm responsabilidade.


Outro triste exemplo de como não atender um cliente…


Quando as pessoas pensam apenas em se livrar do problema, colocando a culpa nos outros, fica nítido para o cliente que a sua empresa não está buscando uma solução para o cliente, mas sim dando desculpas.


E quando damos muitas desculpas, parece que estamos tentando encobrir erros e passar a culpa adiante.


Uma empresa profissional não perde tempo passando o problema pra frente, nem inventando desculpas.


Ela entende que o problema aconteceu e que precisa ser solucionado. Por isso, se interessa pelo problema para que possa entendê-lo e solucioná-lo o mais rápido possível.


Seus clientes esperam que a emp